quinta-feira, 17 de julho de 2014

EXCLUSIVO: BANDA GRANO - DO RIO GRANDE DO SUL PARA O BRASIL


 Nos Estados brasileiros, nada se sabiam sobre esses guris de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com um set list de shows de 10 músicas e mais 10 na incubadora, conforme diz o vocalista Gão (à direita, na foto), eles vão gravando, aos poucos, músicas de boa qualidade e fazem seus shows de evangelismo. A banda é, da esquerda pra direita - Samuel Guterres (contra-baixo), Edu Encontrado (guitarra), Rodrigo Mustafá (bateria) e Gão (vocal) e nessa exclusiva com Gão, conforme ele, é a primeira vez que eles dão alguma entrevista para alguma mídia. Confesso que quando fiz a elaboração do documentário Cristo Suburbano, eu não conhecia a banda e ela me foi apresentada pelo guitarrista Edu, ao qual já tenho uma amizade de longo tempo, que devido as suas muitas bandas do RS, eu o apelidei de Ethan Lucky do Sul (Guitarrista e Baterista cristão dos E.U.A. que já tocou em diversas bandas como MxPx, Supertones, Relient K) e com dor no meu coração, não tinha como pô-los no documentário, mas já usei sua música Glórias ao Maior como música de abertura, já com autorização dos próprios. Nessa entrevista, conversei com o vocalista Gão, para que a galera conheça mais sobre a banda:


Cristo Suburbano: Porquê o nome Grano e qual a ideia do nome?
Gão: Grano vem de Grão, semente. Grão em espanhol e italiano. Que cada música seja uma semente plantada no coração, se transforme, germine e alimente. E a música é essa semente. O pássaro como simbolo, é justamente a banda, que carrega essa semente e distribui ela por ai. Músicas tipo do Rodox, que entraram no meu coração uma vez e germinaram.

Cristo Suburbano: Vocês gravaram 3 singles, gostaria que você me falasse de Glórias ao Maior.
Gão: Glórias ao Maior foi feita justamente para homenagear nossos irmãos que jogam futebol ou praticam um esporte competitivo contra equipes, profissionais ou não, e possam ouvir essa música antes de cada jogo e meditar no bom testemunho. Na época, o Souza jogava no Grêmio e ele congregava conosco. Mas o foco da letra foi no Zé Roberto, que jogou com a Amarela da Seleção, azuis e vermelhas de vários times. E aproveitando a deixa, o refrão Glórias ao Maior nos faz exaltar Ele de uma maneira diferente.

Cristo Suburbano: No Rio Grande do Sul, ou o indivíduo é tricolor (Grêmio) ou é colorado (Internacional), - risos - qual a sua posição futebolística (risos)?
Gão: Somos 4. Eu, colorado e os três, gremistas. Mas se precisar enfrento os 3, sozinho em uma pelada, e tenho grandes chances de ganhar. O Edu (guitarrista) é um perna de pau (risos).

Cristo Suburbano: A música Pronto vou Estar traz uma energia e alegria musical, e um impulso de realizar e de estar Pronto!!! Qual foi o sentimento que essa música foi escrita?
Gão: Transformação. Olho para trás e vejo de onde saí e até o ponto que eu cheguei. Mas até onde eu cheguei, não é nem o meio do caminho. Canto ali o alerta, o aviso que sou limitado e que tenho que buscá-Lo todos os dias. Vigiar e me manter preparado, pois não sabemos nem o dia e nem a hora em que Cristo vai voltar. 

Cristo Suburbano: Recentemente, vocês lançaram o single Ao Estar. Qual a influência musical da banda toda? Quais bandas fazem parte do mp3?
Gão: Digamos que Dropkick Murphys encabeça a lista de umas 500 bandas (risos).
Mas no meu player rolam Dogwood e Flatfoot 56.

Cristo Suburbano: Vocês tiveram a música de abertura Glórias ao Maior no Documentário Cristo Suburbano, o primeiro do punk rock cristão brasileiro. Isso gerou alguma consequência boa? Fizeram novas amizades, se tornaram mais conhecidos?
Gão: Para nós foi uma honra, digamos que perto da história de todas as bandas que ali estão, somos a de menor projeção. E logo na capa??? Muitas amizades e muitos downloads de nossas músicas. Obrigado cara, pela oportunidade.

Cristo Suburbano: Mande um recado pra galera desse Brasil afora que está tendo esse primeiro contato com vocês!
Gão: Como dizemos aqui no Sul, somos uma banda de Nego Véio. Pais de família que fazem o que mais gostam. Hardcore e glorificar a Deus ao mesmo tempo. Só Ele poderia proporcionar isso. E ter uma banda é ter a fonte da juventude nas mãos. Sem apologia a violência, mas queremos ser a mão que dá soco na boca do estômago da religiosidade, colocar nosso som nos players da galera, justamente para que sirvam de semente, onde muitas vezes a Palavra de Deus não chega. Onde o padrão da música Gospel é limitado e rotulado. Estamos em época de semear os grãos. Essa semana postamos mais uma no soundcloud. #JCHC Jesus Cristo Hardcore

 O Cristo Suburbano fica por aqui e se você quer conhecer o trabalho musical dos caras, clique no logo da banda e vá direto ao soundcloud deles. Deus abençoe.






3 comentários:

HARDCORE SEMPRE!!!!! disse...

AEEE curti ein a banda Grano eu conheci o som pelo documentário ( loko demais, ouvi a música de abertura ai logo disse e Ceba passa o link pra baixar a banda que canta maior maior maior kkkkkkk.
Mas ai hoje as músicas da banda Grano sempre estão no meu celular e computador. Vida longa banda loka.

Bento

Unknown disse...

Quero conhecer essa full!

Unknown disse...

Vlw... vida no som, quero conhecer essa full.. abraço á todos !