quinta-feira, 6 de julho de 2017

RESENHA DE LIVRO: OS 100 ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: Do Incêndio de Roma ao Crescimento na China


Espaço do blog dedicado a literatura, esse livro é muito importante para quem não tem tempo de se aprofundar num estudo mas pode adquirir uma noção de conhecimento da história da própria fé. O autor quis partir daquilo que não estava registrado nas Escrituras, que como o próprio título indica, se inicia do incêndio de Roma. Vou deixar um breve relato dessa resenha de livro:

*Roma é incendiada por Nero e ele acusa os cristãos de serem os responsáveis pelo delito, logo, eles eram perseguidos pelo império romano, sendo que o cristianismo foi considerada uma religião ilegal por ser considerada "ofensiva". Houve um tempo que Roma achava que o cristianismo era mais uma seita judaica, mas percebendo o repúdio que os judeus tinham pelos cristãos, ela começou a enxergar de maneira hostil a fé cristã, essa que não estava disposta a compartilhar suas crenças com outros deuses. logo, em 68, os filhos de Deus eram crucificados, atirados as feras. Tertuliano disse que o "sangue dos mártires é a semente da igreja".
*Tito destrói Jerusalém, numa revolta iniciada em consequência de Géssio Floro odiar os judeus e amar o dinheiro e com isso, na entrada baixa de impostos, se apoderava do tesouro do templo. Isso fez os revoltosos, inspirado pelos antigos macabeus, a enfrentar Roma. Os zelotes venceram os Romanos, só que eles não tinham noção do que era enfrentar um império. O ataque a Jerusalém começou com Vespasiano, mas esse para assumir o papel de imperador, nomeou seu filho Tito, que por fim, conquistou Jerusalém e destruiu o templo. Esse foi o marco do fim do Estado Judeu até os tempos modernos. Os cristãos fugiram de Jerusalém assim que viram os exércitos romanos cercarem a cidade ao se lembrarem da advertência de Jesus (Lucas 21:20-24).
*Justino Mártir era estudioso em filosofia e encontrou um cristão idoso que lhe ensinou sobre as profecias judaicas e seus cumprimentos em Cristo e com isso, se tornou um dos primeiros apologistas cristãos para o mundo romano e para ele, toda a verdade que buscava, era a verdade de Deus. Sempre argumentou em favor da fé, discutiu com Marcião, líder gnóstico. Sua frase "Vocês podem nos matar, mas não podem causar o dano verdadeiro". Foi decapitado junto com outros 6 cristãos, logo viria a alcunha de mártir. 
*Policarpo foi martirizado e sua história anterior é que até seus captores não queriam fazer isso, devido ele ser um homem bom e amável. Os romanos o forçavam a dizer que César é o Senhor para que ele salvasse a si mesmo e esse homem se manteve firme. Detalhe: os cristãos eram chamados de ateus por não se renderem ao culto ao imperador e as divindades romanas. A tradição aponta que Policarpo estudou com o Ap. João e combatia também os falsos apóstolos, ou seja, aqueles que andaram ou sequer viram com seus olhos Jesus, requisito bíblico para ser apóstolo. Era testemunha fiel da sua fé e sempre pediu audiência para explicá-la. Foi martirizado na fogueira, e alguns alegam que seu sangue apagou o fogo que não consumiu seu corpo. Com isso, surgiu o culto aos mártires querendo adquirir relíquias deles. Muitos tiveram sua fé fortalecida. 
*Irineu, bispo de Lião, combateu as heresias propostas pelo gnosticismo, que se propunha ser uma crença cristã, mas negava muitas coisas sobre Cristo. Autor da obra "Contra as Heresias", também foi próximo de Policarpo. 
*Tertuliano começa a escrever livros cristãos, sua origem é africana, aplicou filosofia grega em seus escritos, mas escrevia em latim. Autor da frase "O sangue dos mártires é a semente da Igreja". Trouxe a doutrina da Trindade em que Deus é a única substância em três pessoas e sua ideia de substância era o de direito à propriedade. Diferente de Cipriano, os bispos não tinham o poder de absolver pecados, como era proposto. Cria que os bispos davam continuidade a sucessão apostólica em ensinar os mandamentos de Jesus. Cria no sacerdócio de todos os crentes, como Lutero. 
 *Orígenes, intelectual, escreveu muito conteúdo bom para a fé e também muita heresias. Era admirado por cristãos e pagãos, mas por adotar filosofias platônicas, escreveu também muita coisa contrária a fé. Se esforçou para que a Igreja de Cristo fosse respeitada perante os olhos do mundo com sua erudição, foi perseguido e condenado a morte em uma estaca por Décio, mas a morte o imperador impediu que isso se consumisse. Foi o pai da ortodoxia e das heresias. 
*Cipriano escreve a Unidade da Igreja e fortalece a ideia de que os bispos são o caminho até Deus e que o Espirito Santo trabalha através deles. Nada de novo debaixo do céu. Desejava a unidade da Igreja e ignorava a teologia (nada de novo também). Ele não sofreu perseguição, mas desejava a Igreja unida. Suas afirmações: "Fora da igreja não há salvação" e "Ninguém pode ter Deus como Pai se não tiver a igreja como mãe". 
*Antão se torna eremita e acaba sendo o pai dos monastérios. Queria tanto amar a Deus que se isolava do mundo e ainda assim, as pessoas iam ter conselhos com ele, devido ao seu desejo desenfreado por santidade. Foram as palavras de Jesus ao jovem rico que o mudaram. Original do Egito.Combateu as heresias arianas, do bispo Ário. A filosofia de Antão de se afastar do mundo foi combatida pela Reforma. Antes de morrer, pediu que ninguém soubesse onde era seu túmulo. 
*Constantino se converte e se torna o primeiro imperador cristão devido à uma visão, recebeu para colocar nos escudos dos seus soldados o XP, as duas primeiras letras da palavra Christos, em grego. para vencer uma batalha. E com a vitória, o cristianismo recebe privilégios, constrói templos e a fé para de ser perseguida. 
*O Concílio de Nicéia determinou o fim das heresias de Ário que dizia que Jesus era um ser criado e só Deus era imortal. Apresentou que Deus Pai e Filho são um único Deus e estabelecem seu credo. 
*A carta de Atanásio reconhece o cânon do Novo Testamento. Logicamente que quando Paulo afirmou que toda Escritura é inspirada com Deus, ele se referia ao Antigo Testamento, mas como as cartas apostólicas edificavam a Igreja, elas acabaram sendo reconhecidas também.
*O bispo Ambrósio desafia a Imperatriz, mãe do imperador Valentiano, a não deixa-la entrar na catedral de Milão e introduzir as heresias arianas e eles se depararam com uma fé inabalável. Era compostor de louvores. Agostinho de Hipona se converte por ajuda de um dos ajudantes de Ambrósio. O homem era tão firme que já chegou até a excomungar o imperador Teodósio por conta de uma atitude de mandar massacrar os cidadãos de Tessalônica.
*Conversão de Agostinho de Hipona se deu quando ele leu Romanos 13. 13, 14 e já estava cansado de uma vida devassa. Se apegou a fé, combateu Pelágio em afirmar que toda bondade só nos poderia ser dada por Deus e ninguém poderia escolher o bem se não fosse dado por Deus.
*João Crisóstomo se torna bispo de Constantinopla. Enfatizou a humanidade de Cristo.
*Jeronimo traduz a Bíblia da septuaginta (tradução do antigo testamento para o grego) para o latim, também chamada de vulgata. Ele acabou também traduzindo os apócrifos, pois estavam em grego. Foram considerados apenas leitura para edificação e não como doutrina.
*Patricio evangeliza a Irlanda. Teve problemas com os druídas, mas sua evangelização alcançou os corações deles. O Concilio da Calcedônia estabelece a humanidade de Cristo. Bento estabelece a ordem monástica. Columba evangeliza a Escócia. Gregório I se torna papa. Beda, o Venerável, é historiador da igreja. Seu foco foi em registrar a história da igreja de maneira minuciosa.
*A Batalha de Tours expulsa os Islâmicos do Ocidente. Coroação de Carlos Magno. Poderia listar muitas coisas, mas o que me chamou a atenção foi a incursão do Papa Urbano II ter promovido as primeiras cruzadas no intuito de unir cristãos que guerreavam entre si, pois eles eram nominais. Ao criar um inimigo em comum, os muçulmanos, houveram diversas disputas e as criações das ordens templárias. O monastério eram para aqueles que se desejavam se afastar do mundo e viver santificação. Surgem também as universidades. Houveram cismas entre as igrejas do ocidente e do oriente e com isso, não houve reconciliação. Os surgimentos dos Valdenses por Pedro Valdo, aos quais foram muito bem aceitos pelos protestantes, Francisco de Assis e a ordem franciscana, Catarina que impediu o cisma na igreja católica, pois havia um papa na França e outro em Roma, As Institutas de Calvino que foi a base de estudo da fé protestante, o anglicanismo e a tradução da bíblia King James, a Confissão de Fé de Westminter que é a base da igreja presbiteriana, formada pelos puritanos que queriam uma reforma dentro da igreja anglicana. O surgimento das denominações anglicanas, pentecostais, batistas. O exemplo de político cristão que foi Wiberforce que lutou contra a escravidão negra. Os pensadores e sua teologia, como Calvino, Wesley, Finney, Moody, Kierkegaard ... As missões na China e demais países. Só posso indicar a leitura porque se eu resenhar mais, será um texto extenso.

Vale muito a pena ler esse livro para conhecer a história da nossa tradição cristã e depois, se aprofundar nos fatos.

Nenhum comentário: